(Matador de passarriiiiiinho!)

terça-feira, 13 de novembro de 2007



Isso tá tão claro, olha só: "’A TV do Lula pode ser um instrumento poderoso para a tentativa do terceiro mandato. Afinal, a TV do Lula não tem nem independência financeira nem administrativa, ataca o líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), que quer fechar questão contra a MP”. É isso que teme o senado, uma televisão voltada contra eles.

Tão até dizendo abertamente do poder de uma Tv! Tão com medo é da Tv Lula virar baladeira de matar tucano e não preocupados com democracia, liberdade de imprensa... Coisa nenhuma. A verdade que me soa, meus caros, é que nunca se preocuparam de verdade com isso. Se alguma coisa que aprendi em História, no Ensino Médio, pode não ser mito é o fato de sempre se poder incluir entre as reivindicações de uma insurreição brasileira a liberdade de imprensa, mas nunca para todos e sim para um grupo só. Sempre assim, um em detrimento do outro.

Tv pública me parece hoje como arma química: fazem um escarcéu dizendo que não pode, mas tudo isso por que todo mundo quer ter uma.

O que estou querendo dizer é que Tv pública é algo fantástico, possível e ótimo para a sociedade, principalmente por que vamos pensar um pouco: nós temos diversas instâncias do Estado designadas a garantir a defesa aos direitos do cidadão, não é? Por exemplo, um hospital nos defende o direito à vida, à assistência médica; o sistema penal nos garante o direito à proteção; mas quem nos garante o direito à comunicação e à informação, previstos por lei? Ninguém. Porquê? Por que nossos veículos de informação são privados. Cedidos por concessão pública, mas seguindo uma lógica de mercado e de autonomia empresarial que praticamente lhes retira a responsabilidade de serem porta-vozes públicos. Triste é ver que, infelizmente, a Tv pública já foi rebaixada à santinho de político desde sua concepção. Se o presidente pensou nela como somente propaganda, o congresso também o fez, por que não pensou nem em meios de controle ou saídas possíveis: pensou em expurgar, de cara, as possibilidades.

Mas isso aqui é um debate, se tu tem algo a dizer que fale agora: Comenta aí!

AddThis Social Bookmark Button

1 Comentando: to “ (Matador de passarriiiiiinho!)

  • Unknown
    15 de novembro de 2007 às 11:01  

    acho otimo que os orgaos publicos tenham as suas respectivas telavisoes...na verdade acho otimo que tenhamos televisoes defendenddo posiçoes variadas, por que isso sim eh liberdade de imprensa; nao so deixar que grupos empresariais que agem a sombra da politica digam e faaçam o que querem. Quanto mais melhor, sejam beem vinddas tvs publicas, e tvs comunitarias, e tvs sindicais,e .....

Postar um comentário

Eita!

Design by Amanda @ Blogger Buster